A medicina natural de Hildegard von Bingen
Santa Hildegard von Bingen (1098-1179) foi educada em um mosteiro beneditino e mais tarde foi abadessa no mosteiro de Rupertsberg, perto de Bingen.
Mesmo quando criança ela teve visões. Com cerca de 43 anos de idade, o místico reconheceu que era uma comissão de Deus escrevê-los. Além de obras teológicas, filosóficas e musicais, também foram criados escritos médicos dessa forma.
O extenso conhecimento nele contido não perdeu nada de sua atualidade até hoje.
Como sistema de cura holístico, a medicina dos santos baseia-se na imagem cristã do homem. Considera o corpo, a mente e a alma humanos como uma unidade inseparável e parte da criação divina.
Hildegard soube aliar o conhecimento médico da época à medicina popular. Seu trabalho “Physika” contém quase 2.000 prescrições, com base nas quais o médico austríaco Dr. Gottfried Hertzka desenvolveu o medicamento Hildegard.
BOA SAÚDE = COMIDA + AMBIENTE + EMOÇÕES
De acordo com Hildegard, 70% do nosso estado de saúde é determinado por aquilo que comemos; os restantes 30% estão relacionados com o meio que nos envolve e com as nossas emoções. A abordagem holística de Santa Hildegard von Bingen baseia-se nestes cinco pilares da saúde:
• Nutrindo a alma
Segundo Hildegard, a oração, a meditação e uma rotina diária equilibrada devem harmonizar e equilibrar a alma;
• Alimentação saudável
Segundo os Santos, todos os alimentos possuem propriedades curativas naturais. Isso deve ser usado de maneira direcionada;
• Fortalecendo as defesas mentais
Para tanto, Hildegard von Bingen define 35 virtudes e vícios. Se a pessoa reconheceu isso, ela poderá trabalhar com isso e purificar sua alma;
• Desintoxicação do corpo
Para mitigar as consequências da má nutrição e das influências ambientais negativas, Hildegard von Bingen aposta na desintoxicação do corpo. O jejum também desempenha um papel central aqui.
• Regularidade no estilo de vida
Segundo Hildegard, um ritmo equilibrado entre acordar e dormir, bem como entre trabalho e relaxamento também contribui decisivamente para a saúde.
Quatro sucos e quatro elementos Quatro sucos desempenharam um papel essencial na medicina antiga: Blut Catarro bile amarela bílis negra Também na medicina de Santa Hildegard von Bingen, esses quatro sucos são responsáveis pela condição e disposição de uma pessoa. Quando estão desequilibrados, a pessoa adoece. Hildegard cita vários remédios para restaurar o equilíbrio entre os sucos. Ao mesmo tempo, a grande estudiosa também inclui o sistema dos quatro elementos (fogo, água, ar e terra) em seus diagnósticos. Para ela, os dois sistemas estão intimamente ligados.
fonte: https://ringnaturshop.com/en/hildegard-von-bingen-info/
Cura com plantas e pedras preciosas
Hildegard von Bingen trabalha com remédios naturais. Seja em plantas, animais ou pedras preciosas – ela vê valiosos poderes de cura divina em toda a criação.
As plantas medicinais que influenciam o sistema hormonal e o metabolismo são particularmente importantes para ela. Ela os divide em diferentes grupos com base em suas propriedades.
Existem plantas frias, quentes, quentes ou neutras. Há quem retire energia e há quem acrescente energia. Segundo Hildegard, essas propriedades são cruciais para o tratamento de doenças. Por exemplo, uma doença que envolve muito calor deve ser tratada com ervas medicinais refrescantes. Por outro lado, para curar doenças que causam frio e falta de energia, são necessárias
plantas medicinais aquecidas.
Hildegard von Bingen também atribui propriedades curativas às pedras preciosas. Ela os considera tesouros naturais dados por Deus, cujas propriedades devemos fazer o uso.
fonte: https://ringnaturshop.com/en/hildegard-von-bingen-info/